28 de maio de 2008

Especialistas brasileiros discutem programa para conservação do cervo-do-pantanal.

27/05/2008 - 09:50



Seminário, promovido pela CESP em Araçatuba (SP), faz parte da comemoração do Dia Mundial de Meio Ambiente.


O cervo-do-pantanal é um animal considerado pelos pesquisadores um indicador biológico, ou seja, pelo aumento ou diminuição de sua população pode-se verificar o equilíbrio ou desequilíbrio de um ecossistema. Para consolidar um plano de conservação dessa espécie, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) promove nos próximos dias 29 e 30 de maio, em Araçatuba (SP), o Seminário sobre Ecologia, Conservação e Manejo In Situ e Ex Situ do Cervo-do-Pantanal.

A Empresa vai reunir os principais especialistas brasileiros nesse assunto. Serão discutidos quatro grandes temas: histórico do manejo de cervo na bacia do Alto Paraná; habitats e populações; ameaças, e medidas para conservação. Haverá também uma visita técnica ao centro de conservação do cervo-do-pantanal mantido pela CESP no município de Promissão (SP), às margens do rio Tietê.

O seminário conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal, por meio do Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, e do Núcleo de Pesquisas e Conservação de Cervídeos (Nupecce) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Jaboticabal.

Com a realização do seminário sobre o cervo-do-pantanal, a CESP também marca as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.


Dias 29 e 30 de maio, no Quality Resort Araçatuba, rodovia Elieser Montenegro Magalhães, km 58.8, bairro Fazenda Paquetá. Apoio: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal, por meio do Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, e do Núcleo de Pesquisas e Conservação de Cervídeos (Nupecce) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Jaboticabal.
Centro de Conservação da CESP em Promissão - A CESP mantém no município de Promissão (SP) o Centro de Conservação do Cervo-do-Pantanal. Aberto para visitação pública desde agosto de 1998, está localizado nos municípios de Promissão e Barbosa, na margem esquerda do rio Tietê junto ao Bolsão do Ribeirão dos Patos. Ocupa uma área de 764,37 hectares.

O centro foi criado com base no Plano de Manejo e Conservação do Cervo-do-Pantanal, por ocasião do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, implantada pela CESP no rio Tietê, entre os município de Araçatuba e Promissão. Nessa região, encontrava-se uma das últimas populações de cervos do estado de São Paulo. Os animais resgatados na época do enchimento do reservatório foram enviados para os Centros de Conservação da CESP e para outros locais na natureza, de acordo com o plano de manejo.

O Centro de Promissão conta hoje com cerca de 40 indivíduos nascidos em cativeiro e descendentes dos animais resgatados da Usina Três Irmãos. Além do cervo-do-pantanal, o local também é refúgio de diversas espécies migratórias e da região. Há ocorrências de exemplares de nossa fauna destacando-se as aves tachã e cardeal do banhado; o jacaré-do-papo-amarelo; o lobo-guará, e o tamanduá-bandeira.


Informações sobre a espécie - O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é uma espécie característica de ecossistemas inundáveis e úmidos da América do Sul. Ocupa preferencialmente essas áreas pela facilidade de se alimentar e de se proteger dos predadores.

A maior população do cervo no Brasil se localiza no Pantanal Mato-grossense. As fêmeas adultas pesam aproximadamente 100 quilos e os machos adultos, por volta 130 quilos.

A altura média é de 1,30 metro. São ruminantes seletivos e se alimentam de folhas novas, brotos e flores.

Nenhum comentário: