10 de junho de 2008

CD ‘Nossos Bichos – Mamíferos do Pantana’l e a 'revista Biô' são direcionadas aos ensinos fundamental e médio e podem ser baixadas gratuitamente na p

CI-Brasil apresenta publicações educativas sobre conservação


O CD ‘Nossos Bichos – Mamíferos do Pantana’l e a 'revista Biô' são direcionadas aos ensinos fundamental e médio e podem ser baixadas gratuitamente na página da CI http://www.conservacao.org/onde/pantanal/index.php?id=278

A Conservação Internacional (CI-Brasil) apresentou ontem, em Campo Grande (MS), duas publicações voltadas para a educação ambiental de estudantes dos ensinos fundamental e médio.


O CD inédito "Nossos Bichos – Mamíferos do Pantanal", produzido em parceria com a Embrapa Pantanal, traz jogos e informações sobre a fauna pantaneira, com uma linguagem específica para o público infantil.



Voltada para o ensino médio, a revista Biô, lançada virtualmente no ano passado, mostra a importância da diversidade biológica para o desenvolvimento sustentável e representa um importante recurso para a educação ambiental em sala de aula. Ambas as publicações podem ser baixadas gratuitamente na página da CI-Brasil na Internet.

A revista Biô pode ser baixada clicando em

http://www.conservacao.org/publicacoes/files/revista_Bio.pdf

Com o intuito de despertar a atenção das crianças para os animais da fauna pantaneira, o CD Nossos Bichos – Mamíferos do Pantanal traz sons, pegadas, dieta e informações sobre os mamíferos do Pantanal.


A iniciativa considerou o fato de que animais de outros continentes, como o leão, a girafa e o elefante, por exemplo, muitas vezes estão mais presentes no imaginário infantil do que os da fauna brasileira. “É preciso conhecer para conservar.

A educação ambiental é fundamental para que as crianças aprendam desde cedo sobre a importância da conservação da biodiversidade”, diz Guilherme Mourão, pesquisador da Embrapa Pantanal e co-autor do CD.

O CD contém ainda um arquivo com informações adicionais de cada animal citado com o objetivo de apoiar os professores na sala de aula. O arquivo traz também uma bibliografia adicional para aqueles que desejarem se aprofundar no conteúdo.

O CD inclui também duas palestras interativas disfarçadas de jogos. De uma forma geral, os alunos deverão associar características como sons, pegadas e dieta aos respectivos animais. “O material oferece às crianças a possibilidade de aprender brincando sobre biologia e conservação de espécies”, diz Mariza Silva, especialista em articulação ambiental da CI-Brasil e coordenadora geral do CD.

Além de poder ser solicitado na página da CI-Brasil na Internet , o CD será distribuído para algumas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. As escolas interessadas em recebê-lo devem se cadastrar na página da CI-Brasil. Depois do cadastro, as escolas poderão ter acesso a um tutorial para os professores.



A CI-Brasil e a Embrapa Pantanal estarão à disposição para solucionar possíveis dúvidas.Informação em revista - Fruto das atividades de educação ambiental na implementação dos Corredores de Biodiversidade da CI-Brasil com professores e alunos do ensino médio do Mato Grosso do Sul, a revista Biô mostra a importância da diversidade biológica para o desenvolvimento sustentável.

Com 36 páginas, a publicação oferece suporte às atividades de educação ambiental uma vez que traz informações científicas e conceitos ambientais relacionados à realidade brasileira, com destaque aos ecossistemas do Pantanal e do Cerrado. Os assuntos são abordados de maneira clara e acessível aos jovens. Além de textos, a revista utiliza recursos como mapas, fotos e passatempos criados pelos alunos participantes do projeto para transmitir sua mensagem. A versão eletrônica também está disponível na página, na sessão publicações ou aqui .

###Sobre a Conservação Internacional

A Conservação Internacional (CI) foi fundada em 1987 com o objetivo de conservar o patrimônio natural do planeta - nossa biodiversidade global - e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 40 países, em quatro continentes.

A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente.

A Conservação Internacional (CI-Brasil) tem sede em Belo Horizonte - MG.

Outros escritórios estão estrategicamente localizados em Brasília-DF, Belém-PA, Campo Grande-MS e Salvador-BA.

Fontes:Mariza Silva – especialista em articulação social da CI-Brasil tel: (67) 3326-0002

Guilherme Mourão – Embrapa Pantanal tel: (67) 3233-2430

###Informações para a imprensa:

Mirella Domenich – (61) 3226-2491;m.domenich@conservacao.org
Danúbia Burema - (67) 3326-0002;d.sousa@conservacao.org

Nenhum comentário: