12 de junho de 2008

Pensamentos da semana

Passadas uma semana do Dia do Meio Ambiente, refletindo muito, senti grande necessidade de expor aqui importantes processos que estao ocorrendo no Pantanal que podem tranfromar este local em deserto.
O desmatamento é o pior deles. Seja para fazer carvao, para introduzir pastagem ou qualquer outro motivo. O desmatamento é doído. Muias vidas se vao com uma área aberta.
As queimadas, o mexilhao dourado, a caça de onças-pintadas que sao realizadas e nada é feito. Nem mesmo as entidades ambientais sabem o que fazer quando ficam sabendo de caçadas. A lei é cega mesmo e a impunidade e ganancia do homem vao acabar sufocando a ele mesmo.
Vejo que uma das poucas maneiras de conseguirmos conservar nosso único Pantanal é através da valorizaçao, ou melhor, valoraçao da fauna, flora e cultura pantaneira.
O turismo. Vem como mais uma atividade economica e seu meio é unico e exclusivamente a natureza, entao, deve-se preservar para se ter o turista, que vem ao Pantanal para ver a Natureza.
Assim, a onça-pintada vai valer dinheiro e os fazendeiros vao querer ela viva, desfilando para seus turistas como acontece aqui na San Francisco.
O Pantanal é 98% dentro de propriedades particulares. Cada um com uma cabeça e uma ideia de o que fazer. Eu ja escutei um pantaneiro véio dizendo assim: Na minha fazenda eu quero tudo "limpo", sem nenhum pé de árvore, para eu enchergar longe... e onça, mato mesmo. Mato porque gosto!
Pode!!?!
Sempre coloco coisas agradáveis aqui, mas esta semana quero mostra a situaçao ambiental que estamos hoje. Espero tambem que a novela Pantanal, que o SBT esta repassando, traga novos turistas, que tambem estao se tornando raros, assim como a onça-pintada!
Nas ultimas postagens, noticias como: desmatamento, mexilhao dourado e a invasao do tucunaré nos rio do Pantanal.
Até a proxima, Carol

Nenhum comentário: