10 de junho de 2008

Você é verde?

Publicado em 09/06/2008 pelo(a) wiki repórter souza.th , São Paulo-SP

Não, não quero saber se você veio de Marte ou se é parente do Hulk para ter a coloração do Palmeiras. É que ontem, dia 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Numa época em que todo mundo fala do aquecimento global, mete a boca mesmo, acho que está na hora de agir mais e divagar menos.É muito fácil assistir a Uma Verdade Inconveniente, se indignar e depois ir jogar videogame. Enquanto você está aí, é bem provável que algum bico de luz esteja aceso na sua casa - vá apagar!

Ou então a TV, o DVD ou o som estejam com aquela luzinha - o stand by - acesa. Vá lá e tire da tomada. Você pode reduzir o consumo desses aparelhos em 15%. Aproveite e verifique se a torneira da pia não está pingando ou se o seu irmão mais novo e a pivetada não estão gastando água brincando com a mangueira de jardim.O planeta Terra está com febre. É só mais um sintoma de uma infecção que teve início junto com a humanidade.

A Terra está em coma, mas você pode salvá-la da morte. Comece na sua própria casa a conscientizar as pessoas. Convença sua mãe a abandonar o detergente mais barato e comprar aquele que é biodegradável. Ou então mostre à sua irmã que não tem necessidade de lavar a cabeça todos os dias. E ensine ao seu pai que alguns baldes d’água são suficientes para lavar o carro. No trabalho, ao invés de gastar 337 copos descartáveis por dia, use apenas um.

Não deixe o monitor do computador ligado enquanto não estiver utilizando. E reutilize folhas velhas como rascunho. Dê o exemplo. Faça o mesmo nos ônibus e nas ruas, e não jogue nada no chão - mesmo que seja um papel de bala, ou um saco de salgadinho ou uma caixa de bombom (sim, eu já vi gente fazendo isso). Se quiser agir de uma forma mais abrangente, cobre das secretarias do meio-ambiente do seu município e do seu Estado.

Ou então, entre no site do Ministério do Meio Ambiente e clique no tópico Fale Conosco. Envie seu e-mail para o ministro do colete. Você pode até plantar uma árvore sem sair de casa. É só entrar no ClickÁrvore, fazer o cadastro e pronto. O plantio é patrocinado e você pode plantar uma muda por dia.O Greenpeace está fazendo um abaixo-assinado, em conjunto com outras ongs, contra um projeto de lei aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados.

O projeto praticamente legaliza o desmatamento da Amazônia. Para evitar, você pode entrar no site do movimento Meia Amazônia Não, fazer seu cadastro, assinar o documento e convocar seus amigos a fazer o mesmo.Para se informar sobre ecologia, tem o site Amazônia.org e o blog o Pense Verde. Se você quiser dicas de práticas ambientais fáceis de cumprir, vai na página da Organização de Renovação Ambiental.

O jeito de resolver o problema é sair da frente desse micro por um tempo, ver o que está errado ao seu redor e mudar poucas coisas muito simples. Mexa essa bunda magra e branca e vá salvar o planeta, energúmeno. Os ursos polares, as onças pintadas e os seus netos agradecem sua preocupação.

Por Thiago Borges
http://borgesthiago.blogspot.com/

Nenhum comentário: