29 de setembro de 2009

MS 32 anos : Divulgação de MS em eventos internacionais de turismo gera resultados positivos

29/09/2009 | Fabio Pellegrini
Jata Fundtur

Campo Grande (MS) - Membros da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do trade turístico do Estado participaram, de 17 a 20 de setembro, da Jata World Tourism Congress 2009. O evento aconteceu em Tóquio, Japão, e é considerado um dos maiores eventos mundiais do segmento. A delegação de Mato Grosso do Sul era composta por servidores da Fundtur, Fazenda San Francisco e Centro de Convenções de Bonito.


Foram mais de 110 mil visitantes, mil delegações de 90 países e cerca de 900 estandes de empresas e regiões turísticas que foram divulgar suas atrações turísticas para o mundo. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires.

O Estado de Mato Grosso do Sul dividiu espaço com o Convention Bureau de Foz do Iguaçu, já que a cidade paranaense é um destino turístico considerado porta de entrada de boa parte de turistas estrangeiros que visitam Mato Grosso do Sul. O estande de Mato Grosso do Sul e Foz ficou localizado em frente ao estande do Mercosul, onde estavam representados Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

No estande do Mercosul, uma fotografia do passeio de flutuação no rio Formoso, em Bonito, decorava o espaço representando o Brasil e chamando a atenção de grande parte do público para as belezas naturais de Bonito.

Retorno garantido

Para Beth Coelho, empresária da fazenda San Francisco, foi uma ação grandiosa do governo estadual, através da Fundtur, participar do evento: “O Japão é um país em que as pessoas são muito voltadas ao ecoturismo e o Brasil é o destino certo para esse público. Há alguns anos, o nosso público que recebemos na fazenda (San Francisco) era 90% de brasileiros, hoje já são 28% os estrangeiros que nos visitam. E a tendência é aumentar, pois essa parceria com Foz do Iguaçu é uma rota que deu certo, já que Bonito, Pantanal e Foz do Iguaçu são considerados os destinos de Ecoturismo mais importantes do Brasil.”



Ao longo deste ano, Beth teve de contratar dois guias turísticos que falam japonês para receber turistas que resultaram da visita dela ao mesmo evento no ano passado. “Voltamos bastante entusiasmados com as visitas das operadoras, agentes de viagens e com o público interessado nesta rota. Ficamos também impressionados com o carinho e a receptividade dos japoneses interessados pelo Brasil”, finalizou Beth.

Japoneses visitando a Fazenda San Francisco.

Estratégia

A participação da Fundtur em eventos nacionais e internacionais e o incentivo aos empresários locais em participar de tais eventos fazem parte do planejamento estratégico do governo do Estado, com o objetivo de promover e divulgar Mato Grosso do Sul aos mais variados públicos. Comprovadamente essas ações revelam-se como as mais eficientes ferramentas de promoção e divulgação de turismo.

O gerente de promoção e divulgação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Matheus Dauzacker Neto, explica que a participação do Estado nesses eventos acontece através de parcerias com companhias aéreas, governos locais e embaixadas, além do empenho do governo estadual. Segundo ele, os resultados são sempre muito positivos.

“É impressionante o interesse de opPublicar postagemeradores e agentes de turismo desses países em destinos de natureza. E natureza Mato Grosso do Sul tem de sobra”, afirma Matheus.

PANTANAL E AS MARAVILHAS DE UMA NATUREZA SELVAGEM

Vejam abaixo a reportagem sobre a Fazenda San Francisco - no site da UOL abaixo, muito bacana e com várias fotos!! OBS. VEJAM AS FOTOS NO LINK DA REPORTAGEM.


http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/eduardo-andreassi/viagens-nacionais/pantanal-as-maravilhas-de-uma-natureza-selvagem--10343.asp

Gostaria de agradecer ao Eduardo Andreassi http://www.andreassifotos.com.br que esteve conosco e fez essa reportagem sensacional! Vale a pena conferir!!

Deixe também seu comentário aqui!

Abraço a todos e bom fim de semana,

Andréa Lúcia Coelho e Equipe da Fazenda San Francisco
http://www.fazendasanfrancisco.tur.br


Fazenda San Francisco - Pantanal do Sul
PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

O toque do berrante - Foto: Eduardo Andreassi

Aproveitando a oportunidade de já estar bem próximo a cabeceira do Pantanal, a convite de Elisabeth Coelho - proprietária da Fazenda San Francisco, fui visitar a região.

Saindo de Bonito segui a caminho de Miranda, no Pantanal Sul, optando pelo asfalto.

Existe uma estrada de terra que liga os dois locais ,mas como há poucos dias havia chovido muito na região( fato atípico para essa estação do ano) e de acordo com informações do pessoal local isso poderia ter prejudicado muito esse caminho .


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

Recepção da Fazenda

Foto: Eduardo Andreassi



PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

Recepção da Fazenda
Foto: Eduardo Andreassi

São cerca de 190 km de asfalto no sentido de Aquidauana.

Um pouco a mais que se eu seguisse por estradas de chão, 146 Km - via Bodoquena, mas, afinal, eu não tinha pressa e além de ser pelo asfalto, o tempo de viagem seria praticamente o mesmo se optasse por estrada de terra devido às condições das mesmas.

A Fazenda localiza-se a 236 km de Campo Grande (MS) e a 06 km da BR 262 – rodovia que liga Campo Grande a Corumbá.

Referencias:
Campo Grande à Miranda: 190 Km (3H30 horas)
Miranda à Fazenda: 30 Km (20 minutos)
Bonito à Fazenda: 146 Km - Via Bodoquena (2:00 horas)

A Fazenda San Francisco

A Fazenda San Francisco está situada na margem do Rio Miranda, ao final da Serra da Bodoquena.

O espaço da fazenda esta dividido entre a agricultura , a pecuária e o turismo ecológico nas reservas florestais, campos e matas preservadas. No local há Pousada e pode-se optar por diversos passeios no pantanal do Rio Miranda.


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

Plantação de Arroz
Foto: Eduardo Andreassi


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Criação de Gado
Foto: Eduardo Andreassi

Agradável surpresa ao chegar nessa fazenda! Saindo da estrada, já no interior da propriedade em direção a recepção, pude ficar encantado com aquilo que eu avistava: uma verdadeira diversidade de flora e fauna nativas. Capivaras, Cervos do Pantanal, inúmeros pássaros, a vegetação, o começo do pântano, tudo era de encher os olhos!








Fui recebido gentilmente por Elisabeth Coelho e Andréa, que logo indicaram meu quarto (bem aconchegante e com ar-condicionado) e passaram as informações de como a fazenda funciona como atrativo para visitantes e turistas.

Nessa época do ano, a maior parte do público visitante dessa região se compõe de grupos da 3ª idade e estrangeiros. E foi o que avistei por lá. Além de alguns turistas de outros estados, em sua maioria de São Paulo, grupos de Japoneses que iriam chegar exclusivamente para ver as belezas de nosso Pantanal.


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

Turistas chegando
Foto: Eduardo Andreassi



PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

Sede da Fazenda
Foto: Eduardo Andreassi

Ainda que com tempo corrido, eles iriam aproveitar todos os passeios e admirar todas as belezas lá existentes.

A Fazenda oferece passeios como Safári Fotografico, Trilha do Carandá, Focagem Noturna de Animais Silvestres, Caminhada na Trilha da Vazante, Visita ao Mirante, Cavalgada no Cerrado e Pantanal, Canoagem no Pantanal e Tirar leite da vaca, sendo que esses últimos três atrativos eu deixei para uma próxima oportunidade, devido ao pouco tempo que eu dispunha.

Tínhamos um espaço reservado para café da manhã, almoço e jantar, já tudo incluído no pacote de quem optar por esse passeio.

O Pouso Boiadeiro possui 10 apartamentos equipados com ar condicionado, ventilador, frigobar e w.c. privativo com chuveiro quente. Atendemos até 20 pessoas em apartamentos duplos ou até 40 pessoas em sistema de acomodação coletiva (para grupos escolares).

Possui restaurante, bar, piscina, redário e também um auditório com capacidade para até 40 pessoas onde ministramos palestras sobre diversos temas, como: A onça-pintada, o Pantanal e sua biodiversidade, Cultivo de Arroz, Criação e Seleção de Reprodutores e atividades de estudo do meio com crianças.

A voltagem na fazenda é 110 v.









Na sua infra-estrutura, toda voltada a atender bem ao visitante, podemos contar com o Mini-museu, havia quadros com fotos e peixes em aquários e cobras em recipientes, para podermos ver e conhecer melhor.

Além disso, dispõe Cantina Pantaneira com capacidade a servir até100 pessoas/dia e Repouso Boiadeiro, onde podemos relaxar e descansar um pouco.


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Pôr do Sol
Foto: Eduardo Andreassi

Como eu havia chegado no final da tarde, foi o tempo de descarregar as malas, e preparar meu equipamento para registrar um lindo pôr do sol sentindo o cheiro da natureza.

Em seguida fui informado sobre o primeiro atrativo: Focagem Noturna!

Maravilha! Era tudo que eu sempre quis fazer. Estar em contato direto com animais selvagens há poucos metros de mim.

Era minha chance de finalmente por em prática mais uma técnica de fotos: fotografias noturnas, sem flash, sem luz, usando teleobjetivas e em movimento.

Meu roteiro – Passeios

Focagem Noturna


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Jaguatirica - Foto: Eduardo Andreassi

Como o tempo lá engana, fui avisado que a noite fazia frio e então levei um agasalho, mas certo de que não iria usá-lo. Engano meu! Além da blusa, que logo vesti, os guias nos deram cobertores e ainda óculos para proteger os olhos dos insetos que possivelmente poderiam esbarrar em nossos olhos.



PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO

Tamanduá-Bandeira
Foto: Eduardo Andreassi

Tudo na Fazenda é feito com muita segurança. Eu fui junto com um grupo, em um carro adaptado para esse tipo de passeio: carro aberto, onde sentávamos na parte superior dele e na parte de trás, fica o Guia Pantaneiro, que, iluminando o local ia visualizando os animais de hábitos noturnos.

Um passeio que dura aproximadamente 2 horas, percorrendo cerca de 30 km, onde tive a sorte de avistar uma Jaguatirica, muitos Jacarés, Tamanduá-Bandeira, Cervos do Pantanal, Guaxinins e outros animais.

Fui avisado pelos guias que se avistássemos Jaguatiricas e Onças, teríamos que fazer silencio absoluto para não assustar os animais, pois eles iriam embora.









Um passeio único e que eu realmente recomendo, tanto que fui por duas vezes, pois além de estar em contato direto com a natureza ainda não explorada e danificada pelo homem, uma excelente oportunidade de, com toda segurança, estarmos a apenas alguns metros desses animais.



PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Capivara
Foto: Eduardo Andreassi



De volta a sede da fazenda, um delicioso jantar me esperava. Comida típica de fazenda, com muita variedade e um sabor excelente. Mais gostoso fica por saber que o arroz, por exemplo, é plantado nessa fazenda. Aliás, não só o arroz, mas o leite e as carnes servidas na refeições.

Finalizando a noite, sentávamos nas mesas rústicas e acomodadas ao lado da recepção, para conversarmos , trocarmos idéias sobre o passeio e conhecermos algumas particularidades da vida animal na região. Em seguida, nos recolhíamos para os quartos, onde, com todo o conforto, podíamos nos preparar para novas aventuras. Elisabeth soube conciliar muito bem Ecoturismo com Agropecuária.


Safári Fotográfico


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Safári Fotográfico - Foto: Eduardo Andreassi

Após o café da manhã à moda da fazenda, participei de um Safári Fotográfico junto a um grupo animadíssimo de japoneses que acabava de chegar.

A bordo de um carro aberto, pude observar animais a poucos metros de distância em seu ambiente natural.









Na San Francisco, além dos espaços reservados ao Ecoturismo, que representam uma “pequena” parte da fazenda, existem hectares e hectares de plantações de arroz, que podemos avistar nos passeios durante o dia.

É um passeio incrível que termina com uma agradável caminhada suspensa em mata ciliar. Durante todos os passeios há necessidade de acompanhamento dos guias pantaneiros que,além de explicar em detalhes os hábitos e costumes da vida dos habitantes da região, nos contam curiosidades a respeito da vida no pantanal.









Pude observar tucanos, araras, garças, cegonhas, cervos do pantanal e gaviões nessa caminhada e pegadas de jaguatirica. Ótimo sinal, afinal, na noite anterior já tinha visto e fotografado uma e quem sabe não conseguiria de novo ver alguma.


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Cervo do Pantanal
Foto: Eduardo Andreassi


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Pegada de Jaguatirica
Foto: Eduardo Andreassi

Fauna e flora são de uma beleza e diversidade impressionante.


Na parte da tarde, fiz o passeio em uma Chalana, e pude ver de perto inúmeros jacarés e aves das mais variadas espécies. Garças, tuiuiús, martim-pescador .É uma aventura bem diferente das habituais e feita com toda a segurança. Tudo é claramente explicado pelos guias, inclusive o extremo respeito a natureza que é solicitado durante todos os passeios.









A bordo da Chalana, para onde somos levados no carro, mesmo sendo muito perto da sede da fazenda, podemos nos servir de bebidas se sentirmos necessidade, pois o calor no Pantanal é muito forte.

Além dos muitos jacarés que vinham rodear a Chalana, paramos um pouco nesse rio para ver a vegetação e tentar pescar piranhas. Poucos conseguiram e a sorte dos principiantes do passeio, os japoneses, falou mais alto. Um japonês conseguiu pescar uma piranha, que por sinal levou consigo para mandar preparar para o seu jantar. Afinal, para eles, tudo isso é novidade e lindo de se ver.

Outras piranhas que os guias conseguiram pescar serviram como uma brincadeira para atrair as aves e jacarés que vinham exatamente na direção onde as piranhas eram arremessadas. Um espetáculo preparado pela natureza!









A seguir uma brincadeira com os jacarés, que só pode ser feita pelos guias, pois conhecem muito bem os hábitos desses animais. Colocavam a piranha na água e inúmeros deles vinham aos nossos pés atrás de sua comida. Maravilhoso ver esses animais de muito perto.

Conheci muitas características desses animais, pelo que os guias diziam.

Mal cheguei do passeio da Chalana, que dura em média 2 horas, foi servido um delicioso café da tarde e pude apreciar ainda mais os encantos desse lugar. Particularmente, eu adoro o contato direto com a natureza.Os papagaios faziam companhia aos grupos e aproveitavam para “roubar” nossa atenção e comida.







Mais uma noite e não pude resistir a participar outra vez da Focagem Noturna.
Nenhuma noite é igual a outra no pantanal e eu poderia ver mais animais ainda!

Novamente, Focagem Noturna


PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Lua - Foto: Eduardo Andreassi

Na área da recepção, há vários quadros com fotos explicativas e históricas da fazenda, peixes em aquários e cobras em recipientes, para podermos ver e conhece-los melhor.

Anoiteceu e já estava na hora da focagem noturna. Lógico que eu não iria perder isso e lá estava eu com minha máquina. Avistamos mais animais e dessa vez, duas jaguatiricas, mas que rapidamente se esconderam ao perceberem que estavam sendo observadas, inclusive pelo espanto dos japoneses que, entusiasmados fizeram barulho.

Mais cervos do pantanal, corujas, guaxinins, tamanduá-bandeira, a bordo de um caminhão preparado para esse passeio.

Ao chegar na fazenda, após o passeio, para nossa surpresa um lobinho estava por lá na tentativa de conseguir comida. Até cheguei perto dele, mas logo ele se assustou e foi embora.



PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Jaguatirica
Foto: Eduardo Andreassi

Para frustração das pessoas que fizeram a Focagem Noturna, é extremamente difícil obter fotos boas com a baixa luminosidade e velocidade com que os bichos aparecem e desaparecem. Infelizmente somente máquinas profissionais, uma dose de boa sorte e um pouco de luz que os guias utilizam para mostrar esses animais é que conseguimos registrar esses momentos.

Infelizmente, não havia tempo suficiente de poder obter angulos melhores e luminosidade mais adequada, pois os animais rapidamente escondiam-se. Então, a bordo do veículo e junto com todos os outros turistas, tive que improvisar o mais rápido possível para obter essas cenas.

O bom é que momentos como esses ficam guardados por toda uma vida em nossas lembranças.

A fazenda oferece ainda pescarias, canoagem e cavalgadas, que não pude participar por absoluta falta de tempo, deixando esses passeios para uma outra oportunidade .

Vale a pena conhecer e vivenciar a cultura e a vida pantaneira em uma fazenda produtiva no Pantanal de Miranda - Mato Grosso do Sul!

Uma aventura diferente e fantástica.



PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO
Caminho de volta - Foto: Eduardo Andreassi

A caminho de casa, pude ter a certeza de carregar comigo lindas lembranças, deixando um paraíso para trás.

Dicas do Autor

• Cautela nas estradas, principalmente à noite.
• Leve repelentes e agasalho.
• Procure usar calçados confortáveis.
• Segure firmemente sua máquina fotográfica. Presenciei alguns turistas que perderam as suas no passeio de Chalana.
• Use e abuse de seu cartão ou negativo na hora de tirar fotos. Verá cenários lindíssimos.
• No passeio noturno, o silêncio é fundamental.
• Siga todas as orientações dos guias.

Agradecimentos
- Beth, Andrea, todos os guias e funcionários da Fazenda San Francisco.

Por: Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com

3 de setembro de 2009

Reabilitação de Araras no Pantanal do Miranda

A Univap, Universidade do Vale do Paraíba em parceria com o IBAMA SP e MS, Policia Ambiental e C.R.A.S. MS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres - com o apoio da Empresa Moldi Plásticos fizeram a repatriação e soltura de 20 araras-canindés (Ara ararauna) e 1 arara-vermelha (Ara chloroptera) na Fazenda San Francisco - Pantanal do Miranda MS.

A Universidade esta localizada no Vale do Paraíba à 1.400 km aproximadamente do Pantanal e o transporte foi feito em carro refrigerado devido à distancia e stress da viagem.




Dez das vinte e uma araras nasceram em cativeiro e as outras onze foram apreendidas do Tráfico de Animais Silvestres, o 3o maior do mundo.

A reintrodução e soltura foi acompanhada pelo biólogo e Coordenador do C.R.A.S., Elson Borges, por Jose Evaristo Merigo da Univap e pelo proprietário da Molde Plástico, Sr. Luis Tesser Antunes, entusiasta na conservação da fauna silvestre.


As araras estavam no viveiro da Universidade que é um Criador Conservacionista que apóia as entidades ambientais na luta contra o Tráfico de Animais Silvestres.



Agora estão na Fazenda San Francisco e estão sendo monitoradas para que tenham uma reintrodução adequada e poderão ser vistas voando livres na natureza.

Fotos: Cassiano Zapa, Ulli Braun e Carol Coelho

Texto: Carol Coelho