14 de outubro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Época de floração do Tarumã do Pantanal




Dando continuidade às belas cores contratantes deixada pelo Ipê Amarelo (Tabebuia aurea) e Ipê Roxo (T. heptaphylla), que pontuaram a paisagem pantaneira nos meses de julho a setembro agora é tempo de florescimento do Tarumã (Vytex cymosa).

Arvore da Família Verbenaceae com cerca de 15 a 20 metros de altura, com suas flores de coloração nos tons de azul e roxo, sendo comum sua observação em matas primárias, fazendas e até mesmo em zonas urbanas, adotada como ornamental.


A relação dessa arvore com a fauna é de grande importância, pois é fonte de alimento na época de floração e frutificação. No caso dos insetos, podemos abordar os polinizadores como as abelhas (Meliponíneos) fartando-se do pólen, para a avifauna podemos destacar o Aracuã-do-pantanal (Ortalis canicollis) e Jacutinga (Pipile cumanensis) que são avistados com grande facilidade na fazenda, alimentando da flor do Tarumã.



Na época de frutificação também é possível observar estas aves se alimentando dos frutos e depois distribuírem as sementes pela mata através de suas fezes. Já as arvores próximas aos cursos de água, garante alimento ao Pacu (Piaractus mesopotamicus), consequentemente um ótimo dispersor. Para os mamíferos é fonte de alimento para o Lobinho (Cerdocyon thous) e porcos selvagens.


Com essa boa relação entre o Tarumã e os animais afiança uma estratégia para dispersão das sementes, garantindo uma boa oportunidade de apreciar as belezas dessa arvore estrategicamente modulada pela natureza.

Texto: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho

[Pantanal Sul MS | Brasil] Época de floração do Tarumã do Pantanal

Nenhum comentário: