8 de novembro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pinturas a serviço do Pantanal

Em visita esta semana a Fazenda San Francisco, Jan Dungel me fez viver a forte emoção de encontrar com um dos maiores pintores da biodiversidade mundial.

Nascido na República Tcheca tem visitado regulamente América do Sul desde 1992, onde ele dedica seu tempo á pintura de animais e plantas no seu hábitat natural.

O trabalho nesse ambiente natural é exclusivo para a ênfase na qualidade e autenticidade documental exata.

Em suas ilustrações fieis Jan Dungel retrata a cor, as nuances, os tons e a emoção de conhecer de perto os animais, as plantas e as paisagens dessa terra Pantanal.

Suas figuras nós faz relembrar a época das grandes expedições audaciosas realizadas no Brasil, como a de Alexandre Rodrigues Ferreira que cruzava a Amazônia Brasileira 1783 a 1792 em “A Viagem Philosophofica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá”, retratando os seres da fauna que ali encontravam.

Além de um grande artista Jan Dungel é uma pessoa a serviço da ciência, pois através de suas ilustrações fornece um grande material biológico para os zoólogos e botânicos. Jan Dungel fornece a arte da representação com o fito da observação em ambiente natural, conhecendo o hábito de seus figurantes, desenhando em suas pranchas os seres do mundo natural.

O seu pequeno escritório é embaixo de uma grande arvore, na qual observa os animais circularem bem próximo, mesmo percebendo sua presença os animais que ali circulam não reconhecem como um predador, eles sabem que sua figuras retratadas , podem nos ajudar, ajudar a todos, a conservar tudo isso.

A presença de Jan Dungel no Pantanal é grandiosa, fazendo o nome do Pantanal circular nos mais importantes meios de divulgação, ajudando assim a conter o avanço da destruição e sensibilizando para a sua conservação.

Por: Gabriel Fávero Massocato
Foto do site do pintor: www.jandungel.com

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pinturas a serviço do Pantanal

Nenhum comentário: