30 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Ariranha: Gigante das Águas


Elas formam um grupo de mamíferos encontrados em quase todo o planeta. Chamamos de Mustelidae a família das lontras, iraras, furões e ariranhas. São cerca de 59 espécies conhecidas em nossas matas, rios e lagos. Na estrutura corporal não são muito diferentes. Têm corpo alongado, pernas relativamente curtas, cabeça pequena e cauda geralmente longa.

Se compararmos apenas as espécies que ocorrem no Pantanal, o menor é o furão (Galictis cuja) que pesa em média 1 a 3kg e tem cerca de 64cm, enquanto a ariranha (Pteunoruma brasiliensis) chega a pesar 12 vezes mais, 35 kg e medir cerca de 150 a 180cm.



A dieta é carnívora para a maioria, apesar de algumas espécies serem predominantemente onívoras (Irara e Jaritataca) ou piscívoras (Lontra e Ariranha). Nos países de língua Inglesa a ariranha é chamada de giant otter (lontra gigante). Um apelido que convém a essas grandes caçadoras.

A ariranha é considerada o maior mustelídeo do mundo. Possui uma mancha clara na região do peito e da garganta. Essas manchas são únicas para cada animal, o que permite serem individualizados. Possuem hábitos diurno, semi-aquático e social, com grupos formados pelo par reprodutivo e suas proles.



Durante o safári fotográfico aqui na Fazenda San Francisco, tenho a chance de ver semanalmente três indivíduos de ariranhas, visitando o canal de irrigação. Provavelmente, deve ser o casal com um filhote.


Os visitantes ficam impressionados, observando o comportamento do animal dentro da água. O som que elas emitem chama a atenção de todos. São diferentes vocalizações que as ariranhas utilizam para se comunicar e defender seu território.
Aproveitando a oferta de peixes que existe no canal, é comum vê-las capturando o alimento e indo comer em terra firme, ou em troncos caídos dentro d’ água.

Diferente de outra realidade vivida pelas ariranhas de alguns estados brasileiros onde suas populações foram bastante reduzidas devido à perda e degradação do hábitat e caça predatória, aqui na Fazenda San Francisco elas encontram condições ideais para sobreviver e é no ritmo de suas acrobacias aquáticas que as ariranhas desfrutam desse paraíso localizado no Pantanal Sul.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho e Marcelo Krause

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Ariranha: Gigante das Águas

Nenhum comentário: