25 de janeiro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Anta: Grande Encontro no Pantanal


Pertencente a ordem dos Perisodactyla (ungulados com dedos ímpares), agrupando quatro espécies do gênero Tapirus, as grandes, pacíficas e ameaçadas antas são parentadas dos cavalos e rinocerontes As representantes nas Américas são as antas brasileiras (Tapirus terrestris) e anta andina (Tapirus pinchaque).

Suas populações ocupavam grande parte das Américas do Sul e Central. Hoje suas áreas de vida estão reduzidas a florestas na Amazônia, Cerrado, Pantanal e pequenas faixas de floresta na Mata Atlântica.

No Brasil a última revisão da lista de mamíferos ameaçados de extinção aponta a anta em um quadro crítico. As populações vêm sofrendo declínio à medida que o avanço da destruição do seu hábitat persiste como a principal causa.

A anta brasileira é o maior mamífero terrestre do Brasil, com corpo robusto, dotada de uma pequena tromba e pesando cerca de 300 kg. Sua dieta consiste basicamente de frutos caídos, folhas, caule, brotos, plantas aquáticas e inclusive pastam monoculturas. Em função da grande quantidade de sementes que ingerem, tornam-se legítimas dispersoras de sementes através de suas fezes.


Com áreas de vida enormes e gestações bem longas torna-se cada vez mais difícil manter esses animais em seu hábitat natural. As áreas de reserva e cursos de água na Fazenda San Francisco acabam transformando-se em um grande santuário para elas.

O naturalista Rafael Hoogesteijn*, especialista em felinos, em visita à fazenda ao lado do guia pantaneiro Armando Nascimento, conseguiu registrar o momento que um macho adulto se refrescava em um remanso no Corixo São Domingos, “logo que percebi que se tratava de uma grande anta, desliguei o motor do barco e fomos nos aproximando lentamente. Ela pouco se importou com a nossa presença”, relata Armando.

Poder observar um animal desse em ambiente natural e que pouco se incomoda com a nossa presença foi uma grande conquista. Ficaremos na esperança de que esta cena se repita por várias vezes.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Rafael Hoogesteijn

* Rafael Hoogesteijn é acessor da ONG Panthera em conflitos de Onça com Pecuária e presta consultoria a diversos pecuarista na busca de medidas mitigadoras a predação de rebanhos.

Um comentário:

Unknown disse...

Brasil é um dos melhores lugares para passar suas férias. Pois possui lindos hotéis, pousadas, flats e muito mais, e tudo isso a beira mar. Para que voce possa ver o lindo por do sol. A água cristalina, a fauna e flora indiscutivelmente preservados, fazem com que esse paraíso se torne acessível à humanidade.
Madison Compton - Reserva Hoteis Brasil - Brasil Passeios