18 de março de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Cheia de 2011

Parecia que neste ano a cheia no Pantanal do Miranda não seria tão intensa quanto no ano passado, mas na verdade ela está sendo bem mais forte e apenas veio mais tarde. Enquanto em 2010 o pico da cheia veio no meio pro fim de janeiro, em 2011 o pico até o momento foi agora na metade de março.

Aliás, literalmente começamos o ano de 2011 com muita água, no primeiro dia do ano foram 87mm de chuva! Fechamos o mês de janeiro com 282 mm de chuva, e aí veio fevereiro com bastante chuva, atingindo 314 mm no final do mês. Era muita chuva e o rio Miranda foi enchendo e pensamos: agora vai ter pelo menos uma cheia normal. Mas aí vieram os primeiros seis dias de março que juntos choveram 318 mm, e aí veio essa cheia espetacular!!! É muita água! Foram 914 mm de janeiro até o início deste mês!

Considerando que 1 mm de chuva significa que choveu 1 litro por m2, isto quer dizer que numa área como a Fazenda San Francisco que tem aproximadamente 150.000.000 m2 (15.000 hectares), caíram 137,1 bilhões de litros de chuva em 65 dias! São cerca de 2 bilhões de litros por dia! Isto é suficiente para encher mais de 840 piscinas olímpicas por dia! Não é pra menos que vimos as cenas abaixo...





O nível do Rio Miranda aqui na Fazenda San Francisco atingiu 11 m e 40 cm, e a água já passou por cima de partes da Trilha do Carandá, já cobriu a Trilha da Vazante e a maior parte do porto do Corixo São Domingos.






Na Estrada Parque a água também tá bufando e fechou a circulação de veículos. Na região do Rio Negro, parece também que a cheia tá muito mais intensa do que o normal.

Como é lindo esse Pantanal cheio!!!!

Texto: Henrique Villas Boas Concone - Biólogo

Fotos: Henque Villas Boas Concone e Carol Coelho

Um comentário:

Andrezinho disse...

que lindo, eu preciso ir lá tambem