1 de março de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Vida Dedicada: Ações de Conservação em prol das Antas e dos Cachorros-vinagres

As grandes belezas do Pantanal não ficam somente nas admiráveis paisagens propiciadas diariamente aqui na planície, mas também aos belos trabalhos de pessoas que fazem questão de manter essa rica região bem preservada.

Estamos falando de mulheres que assumiram esse grande compromisso de lutar pela preservação dos animais e plantas. Em visita à Fazenda San Francisco duas mulheres que dedicam sua vida a preservar animais ameaçados de extinção no Brasil, uma delas é Patrícia Medici que desenvolve pesquisa aqui no Pantanal com o maior mamífero terrestre do Brasil, a anta (Tapirus terrestris) e a outra guerreira é Cleyde Angélica Ferreira da Silva Chieregatto que trabalha com um dos mais raros canídeos silvestres brasileiros, cachorro vinagre (Speothos venaticus).

O objetivo da vinda de Patrícia e Cleyde na Fazenda San Francisco foi de promover um contato melhor entre o vivenciado ecológico adquirido pelos guias pantaneiros e os trabalhos teóricos desenvolvidos por elas.

Em uma palestra voltada para guias, moradores e turistas, Patrícia e Cleyde abordaram um pouco de suas experiências em anos de serviços dedicados a conservação dessas espécies. O trabalho consagrado que Patrícia vem desenvolvendo no Pantanal está permitindo sugerir ações de conservação e políticas de boa convivência entre fazendeiros e animais silvestres. Já a vinda de Cleyde a fazenda foi para investigar os relatos dos avistamentos de cachorro vinagre e indicar medidas para preservação dessa espécie.

Com a vinda dessas mulheres ao Pantanal parece que o lugar não é mais inóspito para a figura feminina, a região que só era conhecida pelos peões, cada vez mais abre espaço e domínio para as mulheres fortes e guerreiras que tem sempre em mente propiciar um ambiente equilibrado e preservado.





Acima: Fotos Cleide com a equipe do turismo e pecuária da Fazenda San Francisco.



Acima: Foto da Patricia com equipe de Guias da Fazenda San Francisco - orientação e debate sobre a Anta.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Roberta Coelho

Nenhum comentário: