28 de dezembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Consultor da ABETA registra recorde de público em oficina realizada em Mato Grosso do Sul


Mais de 230 pessoas participaram das oficinas em MS.


Uma ação da Comissão ABETA MS, integrante da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizou oficinas para capacitar o trade turístico no Mato Grosso do Sul, sendo duas realizadas em Bonito e uma em Campo Grande. Todas ministradas pelo Coordenador de Qualificação e Desenvolvimento da Comissão ABETA São Paulo, Luiz Del Vigna.



Foto: Luiz Del Vigna durante evento em Campo Grande. Bonito Brazil


De acordo com Carolina Coelho, vice-coordenadora da Comissão ABETA MS, a ideia do evento surgiu há três anos. "Quando começamos a trabalhar o planejamento estratégico da comissão no Estado percebemos a necessidade de conscientização das agências de turismo de Campo Grande sobre o mercado de ecoturismo e turismo de aventura, e em Bonito e no Pantanal reforçar a questão da excelência de qualidade no atendimento das empresas".

Em Bonito, a oficina foi realizada no Hotel Águas de Bonito, nos dias 29 e 30 de novembro. Foi abordado o tema "Hospitalidade e conhecimento para entender e encantar o cliente", direcionada aos atendentes de agências, pousadas, guias, motoristas, atrativos, entre outros.  "Procuramos trabalhar com todo mundo relacionado ao atendimento, pois esse era o foco da oficina, a interface entre o sistema turístico e o turista", diz o palestrante Luiz Del Vigna.

Os participantes dessa oficina, separados em duas turmas (período vespertino e noturno), receberam importantes informações como: os desafios de entender e atender bem o consumidor; o perfil do consumidor brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura; Normas Técnicas Brasileiras de Ecoturismo e Turismo de Aventura; hospitalidade como produto; aprimorando os serviço e novos mercados e desafios para Bonito.

Já empresários e gerentes de atrativos turísticos, de agências, hotéis, empresas de transportes e demais pessoas envolvidas participaram da palestra de sensibilização, no dia 1º de dezembro, "Os desafios do ecoturismo em Qualidade, Hospitalidade e Inovação", um bate-papo com Luiz, que também se autodenomina como um viajante profissional, na qual repassou observações e impressões ao longo de sua jornada para os participantes.

"Por ser um usuário do sistema de Bonito, empresário e comercializo o destino, além de ter uma relação de amizade com alguns profissionais, isso me permite ter uma visão ampla de como está o turismo na região. E o que me preocupa é que Bonito há 10 anos conquista o título de Melhor Destino de Ecoturismo. Em meu Estado há um ditado que diz- Fez fama deita na cama - sei que decolar um destino é muito difícil, porém mais difícil que decolá-lo é mantê-lo no alto", diz.

Para Luizão, como também é conhecido, Bonito tem um desafio muito grande que é evitar a acomodação e ressalta ainda que o ecoturismo na região é "realmente extraordinário, mas deve sempre melhorar a qualidade do atendimento aos seus visitantes".

Em Campo Grande, o evento foi realizado na sede do SEBRAE e Luiz abordou o tema "Ecoturismo e turismo de aventura como oportunidade de negócios. Conhecendo melhor para vender mais", no qual foram abordados os assuntos: evolução dos segmentos no Brasil; perfil do consumidor das viagens de aventura e natureza; variedade de atividades e a iniciativa do Portal Viagem na Natureza.

Para Kassilene Cardadeiro, empresária do ramo e associada à ABETA MS e ABAV MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), ter a oportunidade de participar de um evento focado em um dos principais produtos de turismo do Estado é de extrema importância. "Capacitações como essa são válidas para os agentes adquirirem mais conhecimentos, pois eles estão na linha de frente das empresas, tendo o contato direto com o cliente. Sendo assim, com as novas informações obtidas é possível fazer um atendimento com muito mais segurança", diz.

Números
O evento realizado em MS atraiu um grande público interessado em obter qualificação profissional que surpreendeu até mesmo o palestrante. "Foi um sucesso. Foi a maior capacitação que já realizei entre os diversos eventos que já fiz no Brasil. Mato Grosso do Sul está de parabéns por conseguir reunir 128 profissionais de turismo em uma sala de aula. Na verdade esse número é meu recorde pessoal".

Ao todo participaram 155 pessoas, sendo 128 profissionais de turismo e 27 proprietários de empresas do segmento.

Comissão ABETA MS

As oficinas foram realizadas através do empenho dos Coordenadores da Comissão ABETA MS: Carina Freitas, Carolina Coelho e Ricardo Constantino.  O evento contou também com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, SEBRAE MS, ATRATUR, ABAV MS e Secretaria Municipal de Turismo de Bonito.

Para a coordenadora da Comissão, Carina Freitas, unir forças é fundamental para realizar bons eventos. "Gostaria de agradecer a todos os parceiros, entre eles os associados ABETA MS, que apoiaram a iniciativa para que essas oficinas de capacitação profissional se concretizassem", conclui.

Atualmente 15 empresas são associadas à ABETA no Mato Grosso do Sul. São elas: Abismo Anhumas, Agência Ar, Boca da Onça Ecoturismo, Bonito Way, Canaã Viagens e Turismo, Estância Mimosa Ecoturismo, Fazenda San Francisco, Hotel Cabanas, Hotel Fazenda Baía das Pedras, H2O Ecoturismo, Impacto Operadora, Pousada Aguapé, Recanto Ecológico Rio da Prata, Ygarapé Tour e Zagaia Eco Resort.

Fonte:  Bonito Brasil http://www.bonitobrazil.com.br/NOTICIA-PANTANAL-2929-CONSULTOR+DA+ABETA+REGISTRA+RECORDE+DE+PUBLICO+EM+OFICINA+REALIZADA+EM+MATO+GROSSO+DO+SUL.htm

9 de dezembro de 2011

Feliz Natal do Pantanal * Fazenda San Francisco


AOS AMIGOS
São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia a dia que devemos proporcionar o minimo de alegria e compreenção a todos que nos cercam. Nosso desejo é que nesse Natal tudo de bom que voce plantou durante o ano reverta-se em forma de paz, saúde e felicidade.  
São os votos de Carol, Roberta, Andrea Lúcia, Beth, Roberto Coelho e Equipe Fazenda San Francisco - A integração entre o Homem e a Natureza. 





8 de dezembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Dia de Campo de Arroz na sexta-feira - Fazenda San Francisco - Pantanal




A abertura da colheita do arroz em Mato Grosso do Sul acontece durante a manhã de sexta-feira, 9 de dezembro, nas atividades do 16º Dia de campo da Fazenda San Francisco, que será realizado em Miranda. O evento deve apresentar ainda um comparativo de variedades.


A Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Arroz e Feijão conduzem experimentos sobre arroz irrigado na Fazenda San Francisco que apresentam variedades de culivares de arroz adaptadas a Miranda e região. Essas lavouras demonstrativas poderão ser visitadas pelos participantes dos eventos.



Além disso, os cerca de 180 participantes poderão assistir palestras e trocar experiências alusivas a temática. Na ocasião, acontecem também debates sobre produção consorciada de arroz irrigado, soja e sorgo na região.




“Vamos reunir produtores, pesquisadores, industriais, autoridades, fornecedores de insumos e equipamentos, técnicos e interressados na cadeia produtiva do arroz irrigado em MS”, disse o presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS), Roberto Coelho.


O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, espera que o evento ofereça informações que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz irrigado no Estado, proporcionanado resultados positivos para a produção regional, além de troca de experiências.



Programação - A programação do evento, consta de recepção agendada para às 8h30, seguida de palestra de abertura proferida pelo presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS), Roberto Coelho, seguida de visita aos campos produtivos da propriedade. Às 11h15, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, apresenta palestra enfocando as perspectivas da cultura da soja no Vale do rio Miranda.


Inscrição - Os interessados devem confirmar sua presença pelo e-mail deyse@sementesdearroz.com.br ou telefone (67) 3321-5166, com Deyse. O evento é uma realização da Sementes San Francisco de Arroz Irrigado, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Arroz e Feijão, Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.

2 de dezembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Visita da Garça-da-mata à Fazenda San Francisco

Há alguns meses na Fazenda San Francisco, especialmente nos passeios de chalana e canoagem, varios dos nossos clientes tiveram a sorte de observar umas das mais raras espécies de garças do Pantanal, a Agamia agami - Garça da mata. 

Primeira observação da espécie ha uns quatro meses atras foi feita por um guia / biólogo no qual acompanhava um grupo de americanos, aonde apenas os guias conseguiram observar o individuo. 

Após dois meses os guias da Fazenda San Francisco passaram a observar frequentemente diferentes individuos jovens e adultos, o que não nos deixa dúvidas de que a ave esta-se reproduzindo nas proximidades da Fazenda.

Em um dos ultimos passeios de chalana no dia 23/11/2011 as 16:30 mais um grupo foi previlegiado com a aparição de um indíviduo adulto da espécie, no qual estava exposta ao sol permitindo assim uma melhor observação e até tirar algunas fotos. Este foi o seu primeiro registro fotografico desta especie na Fazenda San Francisco.

O que nos alegra muito em saber que uma espécie de ave que é tão rara e que tem poucos registros em todo o Pantanal esteja frequentando esta região.



Garça-da-mata - mais informações

A garça-da-mata é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae. É a garça brasileira que apresenta maior número de cores. A Garça-da-mata é conhecida também como Socó-azul, Socó-beija-flor, Garça-da-Guiana, Garça-de-peito-castanho e Garça-beija-flor.



Distribuição Geográfica
Da Amazônia ao Mato Grosso do Sul e Goiás. Encontrada também do México à Colômbia, Equador e Bolívia.

Texto e Foto: Edir Alves da Silva.