3 de março de 2015

FAZENDA SAN FRANCISCO: Integração natureza, pecuária, arroz irrigado e turismo.

PANTANAL – BIOMA DAS ÁGUAS RASAS
Texto: Dr. Helio Coelho
Adaptação e Fotos: Carolina Coelho 

A palavra pantanal significa uma área que recebendo águas das chuvas e das enchentes dos rios fica inundada por vários meses do ano.
A Fazenda San Francisco situa-se na margem esquerda do Rio Miranda, ao final da Serra da Bodoquena. Recebe águas de enchente dos Rios Miranda e Salobra e água de chuva das encostas da Serra da Bodoquena. Numa enchente normal, cerca de 80% do terreno fica coberto de uma lamina d’água que varia de 0,10m até 1,20m. Apenas nas vazantes a água fica mais profunda, mas não passa de 1,50m.
Este mássico de águas rasas proporciona um habitat favorável ao desenvolvimento de um rico biota aquático. Organiza-se um bioma complexo que vai desde as algas até grandes mamíferos que também predam os habitantes das águas.


Fotos acima: 
Rio Miranda durante a estação das cheias do Pantanal. 
Foto tirada em Março de 2015 - Carol Coelho.

Águas Rasas

Pelo calor e penetração fácil dos raios solares as águas rasas são mais ricas em algas e outros nutrientes que alimentam os crustáceos, anelídeos e peixes; estes por sua vez alimentam as aves aquáticas.
Numa lamina de água mais rasa as aves tem mais facilidade de alcançar e captar seus alimentos preferidos: peixes, minhocas, caramujos e etc.
Quando as águas estão secando nas lagoas, corixos, e “baias” os peixes ficam tontos pela falta de oxigênio e são facilmente pelos predadores.
A Fazenda San Francisco recebe água de rios relativamente curtos (Miranda e Salobra). Enche cedo, às vezes até numa chuvarada de Outubro – Novembro. Mas a enchente freqüente é em Dezembro – Janeiro, indo até a enchente das chuvas de São José, em Maio.
Junho e Julho escasseiam as chuvas e quando a seca é grande desaparecem todas as águas exceto a do rio Miranda, que nunca secou. Diferente do Corixo São Domingos, um braço do Rio Miranda, que na piracema transforma-se em um grande berçário para os peixes em reprodução e na estação da seca tem seu leito interrompido transformando a paisagem.




Fotos acima: 
Corixo São Domingos durante a estação da seca no Pantanal. 
Fotos de Carol Coelho.

A irrigação do arroz é uma segunda enchente

A estrutura para captação, bombeamento e distribuição de água foi instalada em 1983. Anualmente o plantio dos primeiros campos de arroz ocorre na 2ª quinzena de Julho. No fim de Julho começam os primeiros “banhos” das parcelas para desencadear a germinação. Assim inicia-se uma 2ª fase de águas rasas – para satisfação do bioma local, que vinha sofrendo carência alimentar pela falta de água e nutrientes.

O plantio e os banhos seguem-se até fim de setembro. Quando as plantas do arroz atingem 15 cm de altura é colocada uma lamina de água de 5 a 10 cm que fica permanente até o arroz “virar o cacho”. Como o plantio é escalonado, a cobertura pelos banhos e pela inundação permanente vai de Julho a Dezembro, constituindo um grande benefício para o bioma da região.




Fotos acima: 
Lavoura de arroz irrigado durante a irrigação. 
Fotos de Carol Coelho.

Os campos de Arroz

Uma área extensa “coberta” por uma gramínea nutritiva como o arroz vira fonte alimentar para um grande numero de animais. Os pequenos ratos do brejo com suas famílias numerosas cortam o talo do arroz para alcançar a haste, as capivaras, os cervos do pantanal, as antas, são herbívoros que encontram excelentes pastagens no arroz. As sucuris, jibóias, cobras “bocas de sapo” e depois os carnívoros jaguatirica, mão pelada, cachorro do mato, onça parda e onça pintada fazem a festa na bicharada.












 Fotos acima: 
Lavoura de arroz irrigado durante a colheita. 
Fotos tiradas em março de 2015 por Carol Coelho.

Pecuária Intensiva

A partir de 1975, na abertura da San Francisco, os terrenos altos foram formadas com capim calonião, providos de cercas e aguadas para ocupação pecuária.
         Na década de noventa, com a intensificação da atividade e montagem do confinamento para a terminação das boiadas, iniciou-se o uso das lavouras de sequeiro: Milho e Sorgo para confecção de silagem. O milho foi descartado por não tolerar os longos períodos de falta de chuva. Passou-se a reforma das pastagens com Sorgo e novas forrageiras com o uso anual de fertilizantes.
         Outra vez o bioma foi enriquecido por capins e grãos, trazendo mais fauna, agora principalmente os papagaios, maritacas, pombas e periquitos.







 Fotos acima: 
Gado Senepol, Montana e Nelore criado no Pantanal e colheita de sorgo.
Fotos arquivo San Francisco.

Turismo: O bicho homem vem olhar o bicho do mato

A noticia corre. O rio Miranda sempre foi bom de peixe e seus pantanais ricos em caça. Com as duas enchentes agora existentes o aumento da bicharada foi explosivo. A Fazenda San Francisco tornou-se o mais rico depositário de animais silvestres, no Estado do Mato Grosso do Sul.
A legislação acabou com a caça. Matar bicho é crime maior que matar homem, não tem legítima defesa. É inafiançável!!!

         O grande número de turistas visitando a Fazenda San Francisco é explicado pela fauna abundante, pela beleza das lavouras irrigadas, pelo verde dos campos de capins adubados e finalmente pela beleza dos pantanais como Deus os criou, e que estão intocados. Cinqüenta e cinco por cento da área total está e seu estado original, ocupada pelo capinzal do mimoso, nos largões, os mássicos de caranda e os capões de vegetação mais densa nos terrenos mais elevados.

     A operação turista foi no início planejada para visitas de um dia (Day use) Tour fotográfico nos pantanais e nas lavouras de arroz em veículo elevado com passeios pelas trilhas elevadas (foto baixo).






         Tour aquático, no Corixo São Domingos, no flutuante de dois andares, com paradas para pescaria de piranhas e alimentação de jacarés (foto abaixo).


   Para quem fica mais dia pode realizar:  Passeios a cavalo, para visita aos ninhos de pássaros, em especial aos ninhos de Arara-Azul. Visita aos rebanhos nas pastagens e no confinamento. Canoagem, Trilhas, Passeio de barco no Rio Miranda, passarinhada e observação da vida silvestre (fotos abaixo).


Qualidade Ambiental




       
         Farto almoço na cantina pantaneira, ou churrasco ao ar livre.


         Á noite o programa é a focagem noturna em veículos especiais elevados, dotados de fortes focos de luz. A rica fauna noturna é visualizada, cervos, antas, jaguatiricas, mão-peladas, tamanduás e até onça pintada (fotos baixo).










Devido ao interesse de muitos turistas em ficar vários dias foi montada a Pousada Boiadeira, com nove apartamentos, providos de ar condicionado.










         Consideramos o aumento progressivo do número de visitantes um atestado de qualidade ambiental. A rica fauna existente é uma prova de que a atividade pecuária e a irrigação de arroz não prejudicaram a vida selvagem. Temos certeza que essas atividades humanas tornaram a vida animal mais agradável nesse recanto de harmonia e paz entre o homem e a natureza!!

A Equipe e Família San Francisco espera sua visita. 
Obrigada por sua atenção. 
Carol Coelho - Marketing Digital
Março/2015



http://www.fazendasanfrancisco.tur.br

Um comentário:

robertofolleycoelho disse...

lindo texto, retrata muito bem a fazenda,sua proposta.Parabens Carolina!